Siga-nos nas Redes Sociais

Blogger | Facebook

 

 

Inventários

homens-trabalhando-logistica-galpao.jpg

Microauditoria de Inventários tem como objetivo auxiliar nossos clientes em todas as fases de inventários, desde seu planejamento, periodicidade, fase de testes e na conclusão, reduzindo potenciais erros, desvios, fraudes, garantindo maior segurança aos estoques administrados pelo cliente. Os prodecimentos também visam eliminar ou reduzir perdas de estoques, financeiras, demais ativos e impactos tributários sobre a gestão dos estoques pela falta de conformidade com as legislações tributárias e contábeis.

 

 

Você sabe exatamente quantos e quais produtos estão disponíveis no estoque da sua empresa?

Você sabe o quanto está perdendo de mercadorias com erros, compras indevidas, falhas, danificados, vencidos, desvios, furtos e outras situações?

Você sabe o quanto possui de ativo imobilizado em sua empresa? Esses bens estão corretamente refletidos em sua contabilidade?

 

Acompanhar e ter as informações corretas é uma ação extremamente importante para o sucesso da organização, principalmente para quem deseja expandir os negócios. O instrumento necessário para isso é o inventário de estoque ou de ativos.

 

A Microauditoria tem equipe especializada para inventário de estoques, bens e ativos, bem como, possui tecnologia para execução dos trabalhos com eficiência, economia e eficácia.

 

 

 

 

COLETOR_png_opt186x499o0,0s186x499.png

Afinal, o que é inventário de estoque?

 

É uma prática utilizada por meio da identificação, classificação e contagem dos produtos armazenados com o objetivo de conferir se essas informações estão de acordo com a realidade do que foi dado como entrada e saída de mercadorias e identificar as principais conformidades e desconformidas nos controles de produtos ou ativos.

 

Para que esse processo seja bem-sucedido, é necessário que você tenha um conhecimento detalhado e correto do seu estoque, pois uma falha ou esquecimento na hora de dar baixa nos materiais pode ser capaz de comprometer a gestão dos recursos financeiros.

 

O inventário de estoque pode ser rotativo ou periódico:

 

Inventário rotativo

Esse processo exige que o estoque seja submetido à contagem com uma frequência predeterminada (diária, semanal, quinzenal ou outras). Dessa forma, as informações de estoque são atualizadas em períodos cíclicos, de acordo com as necessidades da empresa em suprir uma demanda.

 

Inventário periódico

A contagem de um inventário periódico é realizada no final de um período determinado pela empresa. Os objetivos são: atualizar as informações do sistema de estoque, elaborar demonstrativos financeiros e corrigir eventuais falhas humanas, procedimentos e de sistemas.

 

 

Por que você deve fazer um inventário de estoques ou ativos?

 

  • Redução de produtos faltantes: quando não há a prática de inventários profissionais é comum a existência de produtos em falta para atendiamento a clientes e outros produtos em excesso;
  • Redução de perdas e desperdícios: quantificar os produtos existentes evita perdas desnecessárias e torna muito mais fácil descobrir furtos e extravios;
  • Redução de contingências fiscais: incoerências e divergências em inventários ou na movimentação do estoque podem ser motivo de autuações pela Receita Federal do Brasil ou pela Secretaria do Estado;
  • Redução de contingências contábeis: o reflexo na contabilidade de divergências e incoerências nos estoques ou nos ativos poderão ser motivo de autações pela Receita Federal do Brasil ou pela Secretaria do Estado; e
  • Cumprimento de obrigações acessórias: A legislação atual exige informações sobre a movimentações de estoques através de declarações, SPED, Bloco K e outras obrigações acessórias.

 

A Microauditoria executa todos os procedimentos de inventário, mas também, realiza o tratamento das informações com objetivo de correções e conformidade através de técnicas de auditoria e compliance.

 

Entre em contato conosco para uma avaliação gratuita!

 

Conheça também nossos outros serviços relacionados: